24 DE JUNHO, DIA DE SÃO JOÃO BATISTA E DIA DE XANGÔ


CONHECENDO A HISTÓRIA DE XANGÔ
Filho de Bayani e marido de Iansã, deusa dos ventos, o Orixá está bastante relacionado com questões de justiça e karma. Por isso, é representado com um machado de duas faces, objeto símbolo tanto de proteção de seus filhos quanto de punição, quando injustiças são cometidas. A estrela de seis pontas também o acompanha, representando o poder de equilibrar o universo.

SINCRETISMO COM SÃO JOÃO BATISTA
De modo geral, o sincretismo do Orixá é feito com São João Batista e a data de comemoração acontece no dia 24 de junho. Segundo o catolicismo, São João Batista era primo de segundo grau de Jesus. A mãe de João Batista era Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Como a diferença de idade entre eles era pouca, eles se aproximaram com o tempo.

Acredita-se que João Batista chegou ao mundo primeiro como um dos espíritos encarregados de preparar o ambiente para a reencarnação de Jesus. Ambos eram muito próximos e tinham uma relação de amizade e companheirismo bastante forte. Inclusive, foi João Batista quem fez o batismo de Jesus, sendo este, um momento entendido como de purificação nas águas doces.

Essa questão do batismo e do simbolismo com a purificação liga o santo a Xangô. Entende-se que com o poder do fogo, o Orixá destrói o que há de ruim, transformando e trazendo tudo o que há de bom de acordo com o merecimento de cada um. Ele é capaz de purificar e fazer renascer, modificando forças negativas em positivas.

Fonte
https://www.astrocentro.com.br/blog/

🎵🎶 São João Batista é Xangô
É dono do meu destino até o fim.
Subi a Serra acompanhando Pai Xangô, no lugar que ele passa, corre água e nasce flor ❤️🌹🙏🎶🎵

Luciene Carvalho Taróloga Terapeuta Metafísica Professora Esotérica e Ocultista
(11)95354-0536

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 DE SETEMBRO. DIA DO RITUAL DO CONSELHO CARMICO DA GRANDE FRATERNIDADE BRANCA UNIVERSAL

FESTIVAL DE WESAK 2021