" LAMMAS - O RITUAL DA COLHEITA DO AGRADECIMENTO 1 DE AGOSTO



O Contato com a Mãe Natureza, era para os Antigos Povos Celtas, a razão Divina de sua própria existência, de suas raízes. Um Povo que convivia com a Magia Natural há aproximadamente 1.800 A.C. 
Tão antigos, mas vergonhosamente para nós, extremamente sábios em sua simplicidade.


Sabiam melhor que o Homem Moderno, a importância de amar a Vida, reverenciar e preservar nossa querida Mãe Terra, pois tanto ela como tudo que existe, veio do Divino, e somente à Ele, um dia há de tornar.

Os Celtas sobreviviam principalmente do cultivo da terra, bem como a maioria de seus comtemporâneos.
Por isso criaram muitas Celebrações para agradecer todo o sustento que a terra lhes oferecia, sustento este físico e espiritual. Pois para os Celtas não havia segmentação neste pensar.

" Da Mãe Terra, retiramos as sementes da Vida e Amor, e por meio delas cultivamos, frutuficamos e alimentamos espírito e corpo. Este é o Eterno Renascer da Grande Árvore da Vida ". 

Assim surgiriam os chamados Festivais Celtas. Hoje conheceremos um pouco do "Lammas", um importante Festival Celta dedicado a agradecimentos pelas colheitas.

Para aqueles que hoje tentam resgatar estes Abençoados Rituais, o Lammas é festejado no Hemisfério Norte em Primeiro de Agosto e no Hemisfério Sul , em Primeiro de Fevereiro. A Data originamente foi criada em Homenagem ao Bondoso Deus Celta do Sol, Lugh. E por esta razão, este Festival ou Sabat também é chamado de " Lughnasad ". 

Como surgiram nas terras da Antiga Europa ( Hemisfério Norte portanto ), para os Celtas o início do atual mês de Agosto de nosso Calendário, marcava o término do Verão, e os frutos de tudo que se havia plantado estariam para nascer, aproximava-se o Outono...

Nesta ocasião cada família, cada aldeia, preparava-se com reverência e alegria para agradecer a chegada do Amado Outono.

Uma tradicional forma de festejar o Lammas, muito prazeirosa, principalmente às Crianças Celtas, era confeccionar com espigas de milho ou ramos de trigo, graciosos bonecos. Suas figuras Masculina e Feminina, representavam duas importantes Divindades daquele Povo, eram chamados tais Deuses de "Senhor" e "Senhora" do Milho.

Durante o " Lammas " era prioritário agradecer toda a Colheita do Ano, fosse ela uma Colheita boa ou ruim.

Ou seja, os Celtas já tinham a consciência de que devemos encarar a Colheita como algo muito além da Agricultura, pois afinal, nem só de pão vive o Homem...



Texto de Lilly Rose, adaptado da Coleção Natureza Mágica, Editora Minuano e de Pesquisas de Lilly Rose.
Imagem : Titulo Fairy Autumn - Fonte: recadosonline.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça sua carta ao Conselho Cármico

DIA DE RITUAL DO CONSELHO CARMICO DA GRANDE FRATERNIDADE BRANCA

OS SETE CHOHANS ou SENHOR DOS SETE RAIOS